Carregando...
 

HomePage

Distribuídos pelos mundo a figura dos Centros de Competências em Software Livre (CCSL), que tem como objetivo prover para usuários, desenvolvedores e consumidores, alta qualidade de recursos e expertise nos diversos temas relacionados ao software livre. Existe também, um consórcio internacional de colaboração em qualidade de software livre, Qualipso (Quality Plataform for Open Source Software),
objetivando ajudar industrias e governos a serem inovadores e competitivos pelo uso de sistemas abertos flexíveis, confiáveis e de baixo custo. Associados ao consórcio Qualipso existem no mundo hoje 4 centros de competências em software livre, são eles: Spanish Competence Centre, Brazilian Competence Centre, German Competence Centre, Italian Competence Centre.
"[...] senti que estava seguindo os passos de centenas de cientistas e outros acadêmicos. Pessoas que construíram seu trabalho apoiando-se em outros. Apoiando-se nos ombros de gigantes, nas palavras de Sir Isaac Newton."
Linus Torvalds
Grandes mudanças vem ocorrendo quanto o perfil profissional exigido pelo mercado de trabalho, frente ao profissional que está sendo formado. Em virtude destas tendências e dos novos desafios a enfrentar, urgem mudanças, reformulações, definição de novos enfoques e estabelecimento de novas prioridades para o futuro, desencadeando um processo de mudanças e desenvolvimento. Trataremos neste projeto de extensão da construção de um centro de competências em software livre para o IFRN - Campus Caicó, que objetiva aperfeiçoar e melhor direcionar o estudante dos cursos técnicos em informática aos perfis profissionais que o mercado espera, introduzindo o estudante desde cedo nas diversas áreas de atuação, tais como: administração de redes, engenharia de software, ensino e pesquisa.
Diversas iniciativas foram e continuam sendo discutidas diariamente para trazer a realidade as exigências de um mercado de trabalho cada vez mais seleto, para o ambiente acadêmico. Projetos de pesquisa, “incubadoras de projetos”, projetos de extensão entre outros. Olhando sob a perspectiva das comunidades de desenvolvimento colaborativo percebeu-se a falta de uma sinergia entre estas diversas iniciativas. Um elo de ligação entre estes que permitisse ao mesmo tempo integrar todas as iniciativas dos professores. Olhamos particularmente para essa necessidade de união entre ações e para duas necessidades imediatas: contato mais cedo com o software livre e a capacidade de auto-aprendizado.

Para que as diversas áreas relacionadas ao software livre sejam tratadas de maneira integrada, o centro de competências em software livre promove através da educação, treinamento, consultoria, hospedagem e certificação, não só em termos de ferramentas e plataformas, mas também de metodologias, estudos e boas práticas diversas.